Moendo café

É verdade que o café fica mais saboroso quando é recém-moído, pois a rápida oxidação dos óleos essenciais do grão quando expostos ao ar, levam a perda dos seus compostos aromáticos. Por isso, seja qual for o tipo de moagem, o café não deve ser guardado durante muito tempo depois de moído.

Existem vários tipos de moinho para moer os grãos de café. Optar por um moinho adequado ao tipo de moagem pretendida faz toda a diferença, o tamanho dos grãos vai determinar o tempo necessário para uma infusão capaz de extrair a panóplia de sabores e aromas de um determinado lote.

Muito basicamente estas são as moagens ideais para a preparação de cada tipo de café:

  • Cezve ou café turco – moagem muito fina
  • Café expresso – moagem fina
  • Cafeteira italiana / moka – moagem média/fina
  • Máquina de filtro – moagem média
  • Chemex – moagem média
  • Prensa francesa e cafeteiras balão – moagem grossa

 

MOAGEM MUITO FINA

Um café quase em pó, necessário para a preparação de um delicioso café turco onde os grãos são tem a consistência semelhante à da farinha, neste tipo de preparação os grãos não são filtrados.

MOAGEM FINA

Este é o tipo de moagem mais comum entre as máquinas de café expresso manuais, visto que neste tempo a água deve ser capaz de extrair a panóplia de sabores dos grãos de café de forma eficaz. O resultado é um café cremoso e intenso.

Para a cafeteira italiana ou moka é necessário que os grãos obtenham uma moagem ligeiramente mais grossa, dada a sua infusão mais lenta.

MOAGEM MÉDIA

É verdade que este tipo de moagem é considerado universal pois adapta-se a vários tipos de cafeteiras e preparação do café. Mas há de se ter cuidado com o tempo de exposição a água, pois o café pode sair aguado (quando o grão for muito grosso e houver sub-extração), ou muito amargo (quando houver sobre-extração).

MOAGEM GROSSA

Neste tipo de moagem o grão é mais grosseiro de modo a evitar a sobre extração e extrair aromas demasiado amargos. O tempo de extração em cafeteiras tipo balão pode exceder os cinco minutos e o resultado é um café encorpado, intenso e de aroma excecional.

De uma forma geral podemos dizer que para quem gosta daquele café forte, a moagem mais fina é a ideal. E para quem gosta do café particularmente suave, a moagem um pouco mais grossa é a mais adequada. Lembre-se: a moagem, o tempo de infusão e o método de preparação resultam em uma harmonia e resultado perfeito!